O sistema de Gestão do Processo de Microcrédito Orientado é desenvolvido na plataforma WEB, utilizando Banco de Dados MySQL e desenvolvimento em PHP, permitindo o controle do processo de microcrédito desde a inscrição até o pós-crédito.
Divide-se nos módulos abaixo:
- Software Controle de Microcrédito Orientado
- 1.1. Módulo de Cadastros Auxiliares
- 1.2. Módulo de Inscrição
- 1.3. Módulo de Capacitação
- 1.4. Módulo de Plano de Negócio
- 1.5. Módulo de Visitas
- 1.6. Módulo de Aprovação
- 1.7. Módulo de Contratação
- 1.8. Módulo Financeiro
MÓDULO DE CADASTROS AUXILIARES
Neste módulo, o usuário fará os cadastros que servirão de apoio para emissão de relatórios gerenciais, tais como: bairros, atividades e colaboradores. Cada cadastro apresentará uma opção de consulta, inserção, edição e apagar registros.
MÓDULO DE INSCRIÇÃO
Neste módulo, o usuário fará o cadastro da Pessoa Jurídica a ser beneficiada, conforme ficha a ser entregue pelo Pela instituição, anexando os documentos necessários que ficarão armazenados no sistema para posterior busca. Será disponibilizada uma opção na internet para um usuário externo cadastrar um CNPJ, que ficará com o status Pendente, a ser validado por um colaborador do programa quando da visita presencial do possível beneficiado. O módulo conterá uma consulta das pessoas jurídicas cadastradas através de parte do nome e/ou CNPJ e/ou Pendentes de Confirmação.
Possui os seguintes relatórios:Relação cadastral de beneficiários;
Relação de inscrições efetuadas por período;
Relação de beneficiários pendentes de confirmação;
Estatísticas de cadastros efetuados por período e/ou bairro e/ou atividade;
MÓDULO DE CAPACITAÇÃO
Neste módulo, o usuário fará o controle dos beneficiários cadastrados e que estão pendentes de capacitação, informando, quando ocorrido, a data da capacitação do mesmo.
O módulo conterá uma consulta das pessoas jurídicas pendentes capacitação através de parte do nome e/ou CNPJ.
Possui os seguintes relatórios:
Relação de capacitações efetuadas por período;
Relação de beneficiários pendentes de capacitação;
Lista de presença;
Certificado de participação;
Estatísticas de capacitações efetuadas por período e/ou bairro e/ou atividade e/ou colaborador;
MÓDULO DE PLANO DE NEGÓCIO
Neste módulo, o usuário fará o controle dos beneficiários capacitados e que estão pendentes de realização do plano de negócio.
O módulo conterá uma consulta das pessoas jurídicas pendentes da realização do Plano de Negócio através de parte do nome e/ou CNPJ e/ou Bairro. Neste módulo, o usuário agendará a execução do plano de negócio dos proponentes. Para fazer o plano de negócio, faremos um passo a passo que quando o usuário responder todas as perguntas, o sistema gerará o texto com o plano de negócio.
Possui os seguintes relatórios:
Agenda;
Relação de planos de negócios efetuados por período;
Relação de beneficiários pendentes de plano de negócio;
Estatísticas de planos de negócios efetuados por período e/ou bairro e/ou atividade e/ou colaborador;
MÓDULO DE VISITAS
Neste módulo, o usuário fará o controle dos beneficiários com o plano de negócio feito e que estão pendentes de realização de visitas.
O módulo conterá uma consulta das pessoas jurídicas pendentes da realização Visita através de parte do nome e/ou CNPJ e/ou Bairro.
Neste módulo, o usuário preencherá o relatório de visita com o valor solicitado, valor proposto para liberação e outros campos a serem definidos.
Possui os seguintes relatórios:
Relatório de Visita;
Relação de visitas efetuadas por período;
Relação de beneficiários pendentes de visitas;
Estatísticas de visitas efetuadas por período e/ou bairro e/ou atividade e/ou colaborador;
MÓDULO DE APROVAÇÃO
Neste módulo, o usuário fará o controle dos beneficiários com a visita feita e que estão pendentes de aprovação do Comitê Gestor. O módulo conterá uma consulta das pessoas jurídicas pendentes de aprovação através de parte do nome e/ou CNPJ e/ou Bairro.
Neste módulo, o usuário preencherá o relatório de liberação com os campos a serem definidos.
Possui os seguintes relatórios:
Relatório de Liberação;
Relação de aprovações efetuadas por período;
Relação de beneficiários pendentes de aprovação;
Estatísticas de aprovações efetuadas por período e/ou bairro e/ou atividade e/ou colaborador;
MÓDULO DE CONTRATAÇÃO
Neste módulo, o usuário fará o controle dos beneficiários aprovados pelo comitê gestor e que estão pendentes de emissão de contrato. O módulo conterá uma consulta das pessoas jurídicas pendentes de contratação através de parte do nome e/ou CNPJ e/ou Bairro. Neste módulo, o usuário preencherá os dados finais do contrato com a geração das respectivas parcelas.
Possui os seguintes relatórios:
Contrato de Mútuo;
Termo de Adesão;
Boletos Bancários;
Relação de contratações efetuadas por período;
Relação de beneficiários pendentes de contratação;
Estatísticas de contratações efetuadas por período e/ou bairro e/ou atividade e/ou colaborador.
MÓDULO DE CONTRATAÇÃO
Neste módulo, o usuário fará o controle dos beneficiários aprovados pelo comitê gestor e que estão pendentes de emissão de contrato. O módulo conterá uma consulta das pessoas jurídicas pendentes de contratação através de parte do nome e/ou CNPJ e/ou Bairro. Neste módulo, o usuário preencherá os dados finais do contrato com a geração das respectivas parcelas.
Possui os seguintes relatórios:
Contrato de Mútuo;
Termo de Adesão;
Boletos Bancários;
Relação de contratações efetuadas por período;
Relação de beneficiários pendentes de contratação;
Estatísticas de contratações efetuadas por período e/ou bairro e/ou atividade e/ou colaborador.
MÓDULO FINANCEIRO (PÓS-CRÉDITO)
Neste módulo, o usuário fará o controle financeiro dos contratos em vigor com as seguintes rotinas: baixa do arquivo bancário, baixa manual (se for o caso), emissão de e-mails para cobrança, renegociação e emissão de relatórios de controle.
Possui os seguintes relatórios:
Relatório de Recebimentos por Período/ Beneficiário/ Bairro/ Atividade;
Relatório de Inadimplência por Período/ Beneficiário/ Bairro/ Atividade;
Relatório de Contratos Renegociados;