O Sistema de Gestão de Cantina encontra-se desenvolvido na plataforma WEB, utilizando Banco de Dados MySQL e linguagem PHP.
Possui dos seguintes módulos:
Produtos
O Cadastro dos Produtos fornece um maior controle dos produtos com a inserção dos dados cadastrais (descrição, unidade de medida, quantidade em estoque, quantidade mínima de estoque, preço de compra, custo, preço de venda) na forma eletrônica, de fácil acesso e consulta. O sistema ainda permite a organização dos produtos em grupos e subgrupos, fato que irá facilitar a gestão.
Entradas/Compras
Permite ao usuário a entrada no estoque dos produtos a serem vendidos, com a identificação do fornecedor, quantidade e preço de compra.
Esse módulo não contempla relatórios fiscais.
Consumidores (Alunos/Professores/Funcionários)
O cadastro de Consumidores permite ao usuário a inclusão de alunos, professores e funcionários, de forma a identificar o consumidor nas vendas efetuadas. Esta identificação viabiliza a as opções de compra pré-pagas, pós-pagas ou a vista, além do detalhamento dos produtos consumidos, permitindo aos pais um maior controle do que seus filhos estão adquirindo na cantina.
Vendas
O cadastro de Vendas permite ao usuário incluir a venda dos produtos da cantina. Consiste num módulo de vendas rápida, com os principais produtos dispostos na tela de vendas e impressão do pedido em impressora 40 colunas não-fiscal, de preferência térmica, em virtude da rapidez necessária deste processo.
Esse módulo não contempla a emissão de cupom fiscal, TEF e controles fiscais.
Caixa
O módulo de Caixa permite o controle do numerário movimentado por determinado funcionário através dos recebimentos referentes às vendas dos produtos, recebimentos de valores dos consumidores que possuem a operação pós-pago, além dos registros de saídas de dinheiro do caixa para pagamentos diversos. No fechamento do caixa, será emitido o relatório Diário de Caixa com o resumo do numerário movimentado no período para a prestação de contas junto à tesouraria.
1. Abertura
Rotina a ser executada no momento do início das atividades de determinado Caixa, onde serão registrados a data, horário, funcionário e o montante inicial do caixa destinado para troco.
2. Fechamento
Rotina a ser executada no final das atividades do Caixa, onde serão registrados data, horário, funcionário e o resumo dos valores arrecadados durante as atividades daquele caixa.
3. Lançamentos (débito/crédito)
Rotina a ser executada para a retirada ou inclusão de dinheiro em Caixa aberto. O sistema pedirá o histórico do lançamento para futuras consultas.
4. Recebimentos
Rotina a ser executada para registrar o pagamento de consumidores que possuem a operação de crédito pós-pago e adicionar crédito para consumidores que possuem a operação de crédito pré-pago.
5. Relatório Diário de Caixa
Relatório contendo todas as movimentações de numerário por caixa e por período. Nele são discriminados os lançamentos referentes às vendas, recebimentos de pagamento, inclusão de crédito, sangrias e retiradas, de forma a termos o montante de dinheiro arrecadado para a prestação de contas junto à tesouraria.
Relatórios
A opção de Relatórios permite a emissão/consulta de relatórios cadastrais, controle de compras, produtos com estoque mínimo (a serem comprados), controle de vendas, recebimentos, produtos consumidos por cliente, posição do estoque, inventários e tabela de preços.